quarta-feira, 20 de abril de 2016

Válvula Mitral, uma válvula que chateia!

Olá Amigos,

Hoje venho falar-vos sobre uma patologia da qual sofro, o prolapso da válvula mitral.

O prolapso da válvula mitral é um problema cardíaco no qual a válvula que separa as câmaras superior e inferior do lado esquerdo do coração não fecha apropriadamente.

Na maioria dos casos é inofensivo, e os pacientes geralmente não sabem que têm o problema.
Cerca de 10% da população tem uma forma insignificante de prolapso da válvula mitral, mas isso normalmente não afecta o seu estilo de vida.

Alguns tipos de prolapso podem ter regurgitação, o que pode aumentar o risco de infecção bacteriana, pelo que é recomendado a profilaxia antes de qualquer intervenção cirúrgica.

"A regurgitação é o fluxo retrógrado de sangue pela válvula mitral, que não fecha bem de cada vez que o ventrículo esquerdo se contrai." - ManuaisMsd




Tipos de Insuficiência Mitral 
  • Insuficiência Mitral leve, mínima ou discreta
    A insuficiência mitral moderada causa sintomas como cansaço, por exemplo, mas que não são graves e, por isso, nem sempre é necessário tratamento imediato. Nestes casos, o médico apenas ouve o coração do paciente e prescreve exames, como a ecocardiografia ou raio X de tórax para observar a válvula mitral e verificar se a insuficiência mitral piorou.

  • Insuficiência Mitral Moderada
    A insuficiência mitral moderada causa sintomas como cansaço, por exemplo, mas que não são graves e, por isso, nem sempre é necessário tratamento imediato. Nestes casos, o médico apenas ouve o coração do paciente e prescreve exames, como a ecocardiografia ou raio X de tórax para observar a válvula mitral e verificar se a insuficiência mitral piorou.

  • Insuficiência Mitral Severa
    A insuficiência mitral severa causa sintomas como falta de ar, tosse e inchaço dos pés e tornozelos e, por isso, é necessário tratá-la com remédios ou cirurgia para correcção ou substituição da válvula, dependendo da sua gravidade e idade do paciente.

  • Insuficiência Mitral Aguda
    A insuficiência mitral aguda pode ser causada por uma ruptura do músculo cardíaco devido a um enfarto agudo do miocárdio ou de uma endocardite infecciosa, por exemplo. Neste caso, pode ser necessária cirurgia para reparar ou substituir a válvula.

  • Insuficiência Mitral Crónica
    A insuficiência mitral crónica pode ser causada por doenças reumáticas, prolapso da válvula mitral, calcificação da própria válvula mitral ou deficiência congénita da válvula. Ela é geralmente progressiva e deve ser tratada com remédios ou cirurgia para a troca da válvula.

Os principais sintomas associadas a esta patologia são:
  • Taquicardia
  • Extrasistoles
  • Tonturas e Vertigens
  • Falta de Ar
  • Fadiga 
Eu pessoalmente posso afirmar que sinto extrasistoles, vertigens e alguma fadiga.
Como a maioria da população, eu descobri que tinha um prolapso na válvula mitral através de um exame de rotina, mais propriamente numa ecocardiografia ao coração.
Diagnostico de Prolapso da Válvula Mitral

O cardiologista pode suspeitar do diagnóstico de prolapso da válvula mitral durante um exame físico, através da auscultação.

Alguns exames específicos poderão ser solicitados, entre eles:
  • Ecocardiograma com Doppler colorido
  • Cateterismo cardíaco
  • Radiografia torácica
  • Eletrocardiograma (ECG)
  • Ressonância magnética do coração. 
Tratamento do Prolapso da Válvula Mitral

O tratamento para insuficiência mitral pode ser feito com remédios como os diuréticos, betabloqueadores ou inibidores da enzima conversora de angiotensina, embora a insuficiência mitral só possa ser curada com cirurgia cardíaca para correcção ou substituição da válvula mitral.


Sem comentários:

Enviar um comentário