domingo, 29 de abril de 2012

Extrasistoles

Extra-Sístoles


Mas o que será isto? Extra-Sístoles?É perigoso?




A presença de uma irregularidade do pulso, ao exame clínico, implica sempre o diagnóstico de exclusão de uma extra-sístole.

Extra-sístole é, por definição, um batimento precoce (ou prematuro), tomando-se como relação o batimento precedente. Logo após o encurtamento do ciclo cardíaco produzido pela extra-sístole, geralmente ocorre uma pausa compensatória, sendo esta, frequentemente, sentida pelo paciente.

A extra-sístole é a arritmia mais comummente observada durante o exame físico de rotina. Pode ocorrer em coração normal ou na vigência de diversas cardiopatias mostrando, assim, o quanto é baixa a especificidade do seu achado, sendo, portanto, o seu prognóstico variado.

Na verdade, as extra-sístoles não são perigosas, apesar de assustarem bastante ( sei o que digo, eu sinto-as e fico com muito receio ), falando em mim....

A minha história é por si uma batida precoce, calculada ao pormenor num ritmo descompensado! As minhas extra-sístoles começaram há uns meses, no dia da entrega do relatório para um projeto de uma cadeira lá na faculdade. Primeiramente senti "um sufoco", seguido de uma batida "extra" e de uma pausa compensatória. Assustei-me! A seguir a esta, veio um número enorme que não sei precisar, sei apenas que me pôs num estado de melancolia constante. Avançando, porque o que vocês procuram é informação sobre esta matéria e não histórias pseudo dramáticas! Bem, passadas umas semanas continuei com as tais extra-sístoles, marquei uma consulta num cardiologista bem conceituado e esperei.... esperar dói, eu sei!

O dia da consulta....

Chegou a hora, 19h e poucos minutos, era assim que o meu relógio contava o tempo...segundo a segundo, palpitação a palpitação libertava-se a minha ansiedade até o surgimento do gesto que abriria a porta para o diagnostico. Entrei, pousei bem o pé direito e avancei, com um sorriso no rosto enfrentei o homem de branco que se intitulava de especialista. Após uma longa e cuidadosa conversa, onde pode mostrar o meu holter de 24h que apresentava extrasistolia ventricular e duas extra-sísteles supreventriculares, ouço "tome este medicamento 3 vezes ao dia"...tratava-se de um betabloqueador, o inderal 40mg com propranolol como substância ativa!

mas será que passou?

14 comentários:

  1. Bom dia Ricardo,

    Suas extras-sístoles ainda continuam?
    Quantas apareceram no holter?
    Continua tomando medicações? Resolveram?

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Olá Valter,

    No holter apareceram poucos, mas a verdade é que as sinto. Deixei de tomar a medicação porque não vi melhorias significativas.

    ResponderEliminar
  3. Ola Ricardo,

    Ja sentiste tambem extrassistoles em seguida? Uma, dps de um segundo outra, e de seguida mais uma? Como se fossem tres socos seguidos? E isso tem relacao com extrassistole em pares ou em trios?

    Abraco

    ResponderEliminar
  4. Sim, é muito chato. Mas acho que não é nada de grave. Cá andamos não é verdade?=)

    ResponderEliminar
  5. Então tbm sinto as tais, mas me assusta mesmo quando vem juntas.. Chego a ficar muito mal, tipo sem forças e muito triste... Deus nos ajudee!!! Gostaria de saber mais sobre o assunto...

    ResponderEliminar
  6. A ansiedade também não ajuda quando nos dá as extrasistoles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, ansiedade ñ ajuda em nada msm.. Mas as vezes estou calma e lá vem ela.. Se poder me dizer exatamente o q sente na hora, agradeço muito, pois parei minha vida por conta disso..

      Eliminar
    2. Olha a extra sistole esta quase sempre relacionada a estress, ansiedade e sindrome do panico. Procurar um psquiatra ajuda e caminhadas p liberar a adrenalina. Digo por experiencia propria, alem de medicamentos!! Animo galera!!!!!

      Eliminar
    3. Olha a extra sistole esta quase sempre relacionada a estress, ansiedade e sindrome do panico. Procurar um psquiatra ajuda e caminhadas p liberar a adrenalina. Digo por experiencia propria, alem de medicamentos!! Animo galera!!!!!

      Eliminar
  7. Eh sei como são ela...vivi dias piores a seis anos atrás...elas eram batidas fortes muito desconfortável ..hj sao meres mas nunca me deixam em paz...abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos os sintomas passar com o decorrer do tempo...

      Eliminar
    2. Bom dia, olha aconteceu essa batida extra comigo ,fui ao médico e acusou no eletro ,fiz eco doble e deu beleza fiz esteira ergométrica que era para vê se aumentava as batidas não aumentou ,e estou liberado para academia de ginástica, o médico mandou eu suspender cafeína fumo e álcool a melhora foi de 80% aí hoje tome café descafeinado ,coca cola refri só Sprite,não fumo e nem bebo, agora é só relaxar ,já que vou me aposentar , e a ansiedade,piora
      abraços,o remédio ´propanalol ´para acalmar o coração ,e não ouvir as batidas extras,não uo prque retirada da cafeína foi uma melhora muito grande
      Abraços
      carlos

      Eliminar
    3. corrigindo, não tomar café,coca cola e e refrigerantes que contém cafeína, só Sprite, não tomar energéticos ,guaraná em pó etc..
      Carlos

      Eliminar
    4. obrigado pelo seu testemunho Carlos! Eu também não tomo café nem nenhuma outra bebida que tenha cafeina.

      Eliminar